(terminou o prazo de respostas)

 

Ver estatísticas das respostas e alunos premiados

Problema de nível I
Estatísticas das respostas

Número de participantes Escolas e número de alunos que responderam Número de respostas corretas Número de respostas incorretas Número de respostas anuladas
575 Lista das escolas (formato Excel) 460 97 18

 

 

Lista dos alunos premiados

Nome Ano e Turma Escola
Xavier Augusto 9.ºA

Colégio D. Luísa Sigea

Bernardo Singh 7.ºA

Escola Básica 2,3 D. Fernando II

Rafaela Castanheta 4.ºB

Básico do Bom João

Madalena Amaro

5.ºG

Escola Básica Dr. Joaquim Magalhães

Laura Filipe 8.ºA

Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço

Madalena Carrasco

7.ºB Agrupamento de Escolas António Gedeão
Eva Santos 7.ºC Escola Básica e Secundária de Ourém
João Carolino 3.ºA E. B. 1 São Luís
Maria Jasmin Suyumov 7.ºA GILCO - Grémio Instrução Liberal Campo de Ourique
Nelson Cardoso Reis 8.ºE Escola Secundária D. Egas Moniz
Alice Calado 8.ºB Agrupamento de Escolas António Gedeão
Nuno Daniel Fernandes Alexandre 8.ºC E. B. 2 de Resende
Ana Margarida Monteiro Soares 6.ºJ E. B. 2,3 de Marco de Canaveses


Alunos habilitados ao prémio final*
Lista dos Alunos Habilitados
*Nota: alunos que responderam corretamente a pelo menos dois dos quatro itens do problema.

Problema de nível II
Estatísticas das respostas

 

Número de participantes Escolas e número de alunos que responderam Número de respostas corretas Número de respostas incorretas Número de respostas anuladas
214 Lista das escolas (formato Excel) 144 68 2

Alunos premiados

Nome Ano e Turma Escola
Beatriz Afonso 10.ºCT1 Agrupamento de Escolas Amato Lusitano
Catarina Pereira 10.º1 Escola Secundária de Seomara da Costa Primo
Sara Filipa 10.ºCPTV Escola Secundária de Mem Martins
Maria Sousa Pinto 11.ºF Agrupamento de Escolas Dr. João de Araújo Correia
Daniel Rodrigues Sousa 11.ºC Escola Secundária Artur Gonçalves

 

Alunos habilitados ao prémio final*
Lista dos Alunos Habilitados
*Nota: alunos que responderam corretamente a pelo menos dois dos quatro itens do problema.

 

Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no jornal Público de 10 de novembro de 2017.

Esta notícia apresenta informação sobre o desempenho escolar dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico geral, no ano letivo 2014/15.

 

Problema de Nível 1

O gráfico ao lado apresenta a percentagem do número de classificações negativas obtidas pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico geral, no ano letivo 2014/15.

A partir da informação contida no gráfico, responde às questões que se seguem.

 

Questão 1:

O gráfico de barras seguinte apresenta a percentagem do número de classificações negativas dos alunos de que ano de escolaridade?

 

Questão 2:

Diz, justificando a tua escolha, se as afirmações seguintes são verdadeiras ou falsas:

(A) A percentagem de alunos do 7.ºano de escolaridade com uma classificação negativa foi superior à percentagem de alunos do 8.ºano que também tiveram uma classificação negativa.

(B) A percentagem de alunos do 3.º ciclo que obtiveram classificação positiva em todas as disciplinas foi próxima dos 50% para todos os três anos de escolaridade.

(C) A percentagem de alunos com 3 ou mais negativas decresce significativamente entre os 7.º e 9.º anos de escolaridade.

 

Resposta

Apresentada pela aluna Xavier Augusto do Colégio Dona Luísa Sigea.

 

Resposta à questão 1:

8.º ano de escolaridade

 

Resposta à questão 2:

(A) Falsa.
No 8.º ano há mais 4% de negativas do que no 7-º ano.

(B) Verdadeira
51%, 49% e 52% são todos números próximos de 50%.

(C) Verdadeiro
A percentagem decresce de 22% para 18% no 8.º ano, e 7% no 9.º ano.
(A diminuição da percentagem entre o 7.ºano e 9.ºano é significativa, é de 13%)

 

 

Problema de Nível 2

O gráfico ao lado apresenta a distribuição dos alunos retidos, segundo o número de classificações negativas que tiveram, no ano letivo 2014/15.

Questão 1:

Diz, justificando a tua escolha, se as afirmações seguintes são verdadeiras ou falsas:

(A) 85% dos alunos que ficaram retidos (“chumbaram”)  no 7.º ano de escolaridade tiveram cinco ou mais classificações negativas.

(B) Um quarto dos alunos retidos no 8.ºano de escolaridade obteve pelo menos 4 negativas.

(C) A mediana do número de classificações negativas obtidas pelos alunos que reprovaram no 9.ºano de escolaridade foi 5 negativas.

 

Questão 2:

Em 2014/2015, ficaram retidos 13,1% dos 300.429 alunos inscritos no 3.º ciclo em escolas públicas de Portugal Continental. Esta percentagem sobe para 16,7% se apenas se tiver em conta o 7.º ano, o primeiro dos três que compõem o 3.º ciclo e que é tradicionalmente um dos que regista piores desempenhos no que respeita à taxa de retenção.

Calcula a percentagem do número de alunos matriculados no 7.ºano que ficaram retidos e que tiveram seis ou mais classificações negativas.

 

 

Resposta

 

Apresentada pela aluna Beatriz Afonso da Escola Seundária Amato Lusitano.

 

Resposta à questão 1:

(A) Verdadeira, pois cinco ou mais classificações negativas abrange as 5, 6 ou mais negativas logo temos que somar 66% com 19% que dá 85%.

(B) Falsa, pois no oitavo ano os alunos que obtiveram pelo menos 4 negativas abrangem as 4, 5, 6 ou mais negativas, logo estes não serão um quarto dos alunos todos reprovados (25%) mas sim 96%.

(C) Falsa, pois a mediana encontra-se nos 50% de dados da amostra tendo os dados ordenados em ordem crescente, ou seja a mediana do número de classificações negativas obtidas pelos alunos que reprovaram no 9ºano de escolaridade foi de 4 negativas.

 

Resposta à questão 2:

0.66*0.167=0.11022
0.11022*100=11.022%

R: a percentagem do número de alunos matriculados no 7.ºano que ficaram retidos e que tiveram seis ou mais classificações negativas foi de, aproximadamente, 11%.

 

 

 

 

Desafios



 

Os desafios do ALEA são problemas do dia a dia, baseados em notícias publicadas em órgãos de comunicação social, e destinam-se a alunos do Ensino Básico (questões de Nivel I) e Secundário (questões de Nível II).  

Os alunos que responderem corretamente ao problema proposto ficam habilitados a um prémio e diploma. O diploma e o prémio são enviados, por correio postal, para a Escola que o aluno premiado frequenta, com a indicação do seu nome, ano e turma a que pertence.

No final do ano letivo, será realizado um sorteio entre os alunos que responderam corretamente aos desafios propostos, para atribuição de um prémio especial!