(terminou o prazo de resposta em 25 de Maio de 2010)
Ver estatísticas das respostas e alunos premiados
Problema de nível I
Estatísticas das respostas
Número de participantes |
Escolas e número de alunos que responderam |
Número de respostas correctas |
Número de respostas incorrectas |
Número de respostas anuladas |
915 |
Lista das escolas (formato Excel) |
705 |
169 |
41 |
Lista dos alunos premiados
Nome |
Ano e Turma |
Escola |
Pedro Filipe Marcos Luís |
8.ºA |
E.B. 23 Poeta Bernardo de Passos |
Carolina Ochoa Gomes Rodrigues |
8.º |
Colégio D. Luísa Sigea |
Guilherme Pica Rodrigues |
8.ºD |
Escola Secundária António Gedeão |
João Rafael Martins Magalhães |
8.º A |
Escola Secundária de Tomaz Pelayo |
Sofia Mendes |
5.º C |
E. B. 2,3 Dr. Joaquim Rocha P. Magalhães |
André Filipe Vinhas Frederico |
9.º F |
E. B. 2,3 de Pinhal de Frades |
Ana Inês Carvalheiras Peixoto |
5.º E |
E. B. 2,3 de Lousada |
Inês Filipa Pereira Mendes |
6º C |
E. B. 2,3 Dr. António Chora Barroso |
Gonçalo Ramos Teixeira |
7º A |
Escola Secundária António Gedeão |
David Viegas |
8º A |
E. B. 2,3 Vasco Santana |
Vanessa Gomes |
9º A |
E. B. 2,3 D. Martinho Vaz de Castelo Branco |
Sónia Gonçalves |
8.º B |
Escola Básica da Ribeira do Neiva |
Ana Sofia Marques L. Ferreira Leal |
9.º C |
E. B. 2,3 de Pinhal de Frades |
Gabriela Isabel Silva |
5º M |
E. B. 2,3 de Lousada |
Gabriel Santos Esteves |
9º B |
Escola Básica nº 2 de Cacia |
Adriana Rodrigues Leitão |
9º D |
Escola Secundária da Portela |
Andreia Filipa Pinto Loureiro |
9º E |
E. B. 2,3 de D. Fernando II |
Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam correctamente ao problema Nível I)
Problema de nível II
Estatísticas das respostas
Número de participantes |
Escolas e número de alunos que responderam |
Número de respostas correctas |
Número de respostas incorrectas |
Número de respostas anuladas |
285 |
Lista das escolas (formato Excel) |
223 |
61 |
1 |
Lista dos alunos premiados
Nome |
Ano e Turma |
Escola |
Soraia Lopes |
10º C |
Escola Secundária Quinta do Marquês |
Artur Rafael Viveiros Oliveira |
10º 2ª |
Escola Básica e Secundária de Machico |
Nádia Figueiredo |
10º B |
Escola Sec. António Gedeão - Almada |
Daniel João Barros Bastos |
9º C |
Escola Secundária do Padrão da Légua |
Mário Póvoa |
9º B |
E. B. 2,3 de Porto Alto |
Beatriz Sofia Santos Gomes |
10º B |
Escola Secundária D. Dinis |
Marina Ribeiro |
10º B |
Escola Secundária de Tomaz Pelayo |
Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam correctamente ao problema Nível II)
Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no jornal Público de 13 de Abril de 2010.
Esta notícia dá conta de alguns dos resultados apresentados no Relatório do Gabinete do Utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que tem por base um inquérito nacional às reclamações dos utentes deste Serviço (SNS), ocorridas no ano de 2009, realizado pela Inspecção-Geral das Actividades em Saúde.
Problema de Nível 1
Queixas dos Utentes do Serviço Nacional de Saúde em 2009

A partir da informação contida no gráfico circular, responde às questões que se seguem.
Questão 1:
Registaram-se mais queixas nos centros de saúde ou nos hospitais?
Questão 2:
Na notícia afirma-se que os serviços de saúde registaram em 2009 cerca de 143 queixas por dia. Concordas com esta afirmação? Justifica a tua resposta.
Questão 3:
Em 2009, qual foi a média do número de queixas por dia? Justifica a tua resposta.
Resposta
Apresentada pela aluno Pedro Filipe Marcos Luís da Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos
Resposta à questão 1:
Registaram-se mais queixas nos hospitais, pois foram registadas 32 000 queixas enquanto no centro de saúde foram 20 000.
Resposta à questão 2:
Eu concordo com a afirmação "Na notícia afirma-se que os serviços de saúde registaram em 2009 cerca de 143 queixas por dia" porque se dividirmos 52 000 queixas dos serviços de saúde por 365 dias dá 142,46..., o que se pode arredondar por excesso a menos de uma unidade e dá os 143 da afirmação. Claro que seria mais correcto arredondar por defeito a menos de uma unidade, o que daria menor erro, e seria 142. Mas como afirmam "cerca de ..." o arredondamento será correcto, tanto por excesso como por defeito. Concordo, porque 52000:365=142.47, aproximadamente 143.
Resposta à questão 3:
Como afirmei acima, a média do número de queixas nos serviços de saúde em 2009, é 52 000 queixas dos serviços de saúde a dividir por 365 dias o que dá 142,465... que arredondado por defeito a menos de unidade dá 142 queixas, em média por dia.
Problema de Nível 2
Número de queixas aumenta

A partir da informação contida no gráfico, responde às questões que se seguem.
Questão 1:
Qual a variável representada neste gráfico. Trata-se de uma variável quantitativa ou qualitativa?
Questão 2:
No gráfico surge a indicação de que o número de queixas em 2009 registou um aumento de 13% face a 2008. Explica como se obteve este resultado.
Questão 3:
É correcto afirmar-se que as queixas registadas pelos serviços de saúde em 2009 corresponderam a um aumento de 28% em relação às queixas registadas em 2007? Justifica a tua resposta.
Resposta
Apresentada pela aluna Soraia Lopes da Escola Secundária Quinta do Marquês
Resposta à questão 1:
A variável representada neste gráfico é o número de queixas por ano e trata-se de uma variável quantitativa.
Resposta à questão 2:
Ao dividir 52.000 por 46.000 obteve-se 1.13 que multiplicado por 100% dá 113%. Este valor representa a percentagens de queixas feitas em 2009 em relação ao ano 2008, por isso conclui-se que do ano 2008 para 2009 houve o registo de um aumento de 13% de queixas.
Resposta à questão 3:
Não, porque o valor 28% representa a soma das percentagens do ano 2007 para 2008 e de 2008 para 2009 o que não está correcto. Teríamos de dividir 52.000 por 40.000 e multiplicar esse valor por 100% e assim verificamos que o valor obtido não é 28% mas sim 30%.