(terminou o prazo de respostas)
Ver estatísticas das respostas e alunos premiados
Problema de nível I
Estatísticas das respostas
Número de participantes |
Escolas e número de alunos que responderam |
Número de respostas corretas |
Número de respostas incorretas |
Número de respostas anuladas |
647 |
Lista das escolas (formato Excel) |
415 |
200 |
32 |
Lista dos alunos premiados
Nome |
Ano e Turma |
Escola |
Sara Sofia Vasco Rodrigues Gomes Belo |
8.ºD |
E.B. 2,3 de D. Fernando II
|
Leonor Rafael Gomes da Silva |
6.ºC |
E.B. 2,3 Dr. Joaquim Rocha P. Magalhães
|
Ana Margarida Rêgo Correia |
8.ºB |
Agrupamento de Escolas de Tomaz Pelayo
|
Gonçalo Direito
|
7.ºA |
Colégio D. Luísa Sigea
|
João Francisco Batista Maia |
9.ºC |
Agrupamento de Escolas António Gedeão
|
Cristóvão Nogueira Castro
|
7.ºB |
E.B. 2,3 de Santa Marta de Penaguião |
Joana Pote |
8.ºA |
Agrupamento de Escolas António Gedeão |
Mariana Mucharrinha |
4.º 4C |
E.B.1 de São Luís |
Sandra Silvestre |
4.º 4B |
Escola Básica do Bom João |
Brian Santos Sequeira |
9.º cv2 |
Escola Secundária de Mem Martins |
Ana Margarida Moreira Martins |
5.ºD |
Escola Básica de Lousada Centro |
André Candeias |
6.ºD |
E.B. 2,3 Dr. Joaquim Rocha P. Magalhães |
Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam corretamente ao problema)
Problema de nível II
Estatísticas das respostas
Número de participantes |
Escolas e número de alunos que responderam |
Número de respostas corretas |
Número de respostas incorretas |
Número de respostas anuladas |
187 |
Lista das escolas (formato Excel) |
155 |
32 |
0 |
Alunos premiados
Nome |
Ano e Turma |
Escola |
Mariana Rodrigues |
10.ºD2 |
Colégio do Sagrado Coração de Maria |
Diogo Caetano Lança |
10.ºCT |
Colégio D. Afonso V |
Mariana Lúcio |
10.ºB |
Escola Secundária António Gedeão |
Gonçalo da Costa Viegas |
10.º1 |
Escola Secundária Seomora da Costa Primo |
Tiago dos Santos Cravinho |
10.ºA |
Escola Secundária Artur Gonçalves |
Cátia Filipa Sousa Carneiro |
10.ºA1 |
Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo |
Alunos habilitados ao prémio final
Lista dos Alunos Habilitados
(alunos que responderam corretamente a pelo menos duas das três questões do problema.)
Os problemas deste desafio baseiam-se numa notícia publicada no Jornal Público de 5 de abril de 2015.
Esta notícia apresenta informação sobre o número de alunos matriculados na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no ensino público entre 2008/2009 e 2011/2012.
Problema de Nível 1
Na figura seguinte, é apresentada informação sobre o número de alunos matriculados na disciplina de Educação Moral e Religiosa (EMRC) no ensino público entre os anos letivos 2008/2009 e 2011/2012.
A partir da informação contida na figura, responde às questões que se seguem.

Questão 1:
Em que níveis de ensino, se registou um aumento do número de inscrições na disciplina de EMRC entre 2008/2009 e 2011/2012?
Questão 2:
Em relação a um dos anos letivos considerados na figura anterior, apresenta-se a distribuição dos alunos por nível de escolaridade através do gráfico circular ao lado.
A que ano letivo se refere a distribuição apresentada?
Justifica a tua resposta.
Questão 3:
O número de alunos matriculados no 2.º ciclo do Ensino Básico na disciplina de EMRC no ano letivo 2011/2012 diminui 3%, em relação ao ano letivo 2008/2009.
Explica como se obteve o valor 3%.
|
 |
Resposta
Apresentada pela aluna Sara Sofia Vasco Rodrigues Gomes Belo, da Escola E.B. 2,3 de D. Fernando II
Resposta à questão 1:
Os níveis de ensino em que se registou um aumento do número de inscrições na disciplina de EMRC entre 2008/2009 e 2011/2012 foram o 3.º Ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário.
Resposta à questão 2:
A distribuição apresentada refere-se ao ano letivo de 2008/2009, porque este é o único ano em que o número de alunos matriculados no 2.º Ciclo do Ensino Básico é superior aos outros (123716 > 121894 > 12634).
Resposta à questão 3:
Fazendo a diferença entre o n.º de inscrições no ano letivo 2008/2009 e o ano 2011/2012 obtém-se 3732 (123716-119984=3732). Em seguida, divide-se esse n.º (3732) pelo n.º de inscrições no ano letivo 2008/2009 de forma a descobrirmos o valor percentual de 3% (3732/123716=0,03..., isto é, 3%, porque 0,03*100= 3%).
Problema de Nível 2
Na figura seguinte, é apresentada informação sobre o número de alunos matriculados na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no ensino público entre os anos letivos 2008/2009 e 2011/2012.
A partir da informação contida na figura, responde às questões que se seguem.

Questão 1:
O número de alunos matriculados no Ensino Secundário na disciplina de EMRC no ano letivo 2011/2012 aumentou 25% em relação ao ano letivo 2008/2009.
Explica como se obteve o valor 25%.
Questão 2:
Na figura seguinte, apresentam-se dois gráficos (A e B) que representam a informação dada.
A legenda é comum aos dois gráficos.

A escolha da representação gráfica mais adequada de um conjunto de dados depende do tipo de dados e da informação que se pretende destacar.
Indica, para cada uma das situações seguintes, qual o gráfico mais adequado (o que melhor transmite a informação pretendida):
(S1) Número total de alunos matriculados na disciplina de EMRC, por ano letivo.
(S2) Evolução do número de alunos matriculados na disciplina de EMRC entre 2008/2009 e 2011/2012, por nível de escolaridade.
(S3) Nível de escolaridade com maior número de alunos matriculados em cada ano letivo.
Questão 3:
Relativamente ao ano letivo 2011/2012, o número total de alunos matriculados no ensino secundário inclui alunos do ensino regular e alunos dos cursos profissionais. A informação por modalidade de ensino e ano de escolaridade está resumida na tabela de contingência seguinte:

3.1. Selecionando ao acaso um aluno do ensino secundário, qual é a probabilidade de ele estar matriculado no 10.º ano?
Apresenta o resultado sob a forma de percentagem, arredondado às centésimas.
3.2. Selecionando ao acaso um aluno do ensino secundário, verificou-se que era do ensino regular. Qual a probabilidade de ele estar matriculado no 10.º ano?
Apresenta o resultado sob a forma de percentagem, arredondado às centésimas.
Resposta
Apresentada pela aluna Mariana Rodrigues do Colégio do Sagrado Coração de Maria
Resposta à questão 1:
Obtém-se 25% da seguinte maneira: subtrai-se o valor mais recente de 2011/2012 (15789) pelo valor mais antigo de 2008/2009 (12634) de modo a observar o aumento de alunos inscritos, o resultado é 3155. De seguida, dividimos esse mesmo valor (3155) pelo total de alunos em 2008 e 2009, multiplicando por 100% para conseguirmos a percentagem. O resultado é 0,2497, que arredondando é 25%.
Resposta à questão 2:
(S1) A
(S2) B
(S3) B
Resposta à questão 3:
(3.1) Para chegar à probabilidade de um aluno do secundário ser do 10.º ano, temos de efetuar uma divisão entre o número de casos favoráveis, ou seja, o número total de alunos no 10.º ano (8849) pelo número de casos possíveis, ou seja, o número total de alunos no secundário (15789). Assim, obtemos aproximadamente 0,56045, que em percentagem corresponde a 56,05%.
(3.2) Para chegar à probabilidade do aluno do secundário estar matriculado no 10.º ano sabendo que é do ensino regular, temos de efetuar uma divisão entre os casos favoráveis, ou seja, o número de alunos do 10.º ano no ensino regular (8814)pelo número de casos possíveis, ou seja, o número total de alunos no ensino regular (15742) multiplicando, depois, o resultado obtido por 100. Assim, obtemos, aproximadamente, 55,99%.